3 ALFABETO MANUAL (DATILOLOGIA) E NÚMEROS

3 ALFABETO MANUAL (DATILOLOGIA) E NÚMEROS

O alfabeto manual de Libras são formas de mãos que representam as letras do alfabeto.  A datilologia é a soletração de uma palavra usando o alfabeto manual, sendo mais usada  para expressar nome de pessoas, localidades e outras palavras que não possuem um  sinal específico. Uma pessoa que não é surda pode usar a datilologia quando ela não  sabe o sinal correspondente do que quer falar com outra pessoa surda e para que o surdo  entenda do que se trata, devemos soletrar usando o alfabeto manual.

Do mesmo modo que algumas línguas orais possuem alfabetos diferentes, como é o caso  da língua japonesa e chinesa, nas línguas de sinais, as formas de mãos para a formação  do alfabeto manual também variam de país para país.

Veja abaixo outros exemplos de alfabeto manual.

Alfabeto da Argentina

Alfabeto da Escócia

 

Alfabeto da Espanha

3.1 Números

3.2 ENTENDENDO O CONTEXTO DA LIBRAS

Observe que no quadro acima. Veja que nas respostas foram usados dígito por dígito  da primeira categoria de números da imagem ilustrada.

Agora atente-se para o quadro abaixo. Nas frases usamos a segunda categoria dos  números cardinais. A diferença está do número 5 em diante.

Português: Libras:
Há quatro policiais vigiando a rua 4 polícia vigiar rua
Dois cachorros morreram envenenados Cachorro 2 veneno morrer
Comi três maçãs Maçã 3 eu comer

Números cardinais para quantidade

Libras: Talvez você esteja perguntando: porque em Libras se escreve assim? De verdade:  essa escrita simples não revela todas as nuances da forma como se enuncia em língua  de sinais. Você está aprendendo outra língua. Não espere uma igual correspondência  com a língua portuguesa.  

Sobre as diferenças utilizadas nos números cardinais: o segundo caso é para representar  quantidade, o primeiro caso, não. Por exemplo: o número de telefone não representa uma  quantidade, assim também como o da residência. Todavia, como no exemplo das maçãs,  dos policiais e dos cachorros, todos estes representam quantidades. 

Por último, vamos falar dos números ordinais. Pela imagem apresentada não é possível  discernir muito bem o que quer dizer.  

Números ordinais 

A diferença do 1º até o 9º é evidente, se distinguem dos cardinais pelo movimento. Ao  fazer do 10º em diante poderá usar a forma do cardinal, sem movimento.